Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mudanças climáticas

Fórum discute avanços dos mecanismos de mitigação às mudanças climáticas no Pará

Evento realizado pela Semas em Belém vai abordar temas como a revisão do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e gestão dos recursos hídricos do Estado


Para participar é necessário apenas fazer a inscrição gratuita no local.


A sexta edição do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC), que reúne órgãos do poder público estadual e federal, instituições privadas e entidades do terceiro setor, será realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nos dias 12 e 13 de dezembro. O objetivo do Fórum é apresentar as conquistas alcançadas em 2024 em ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O evento ocorrerá a partir das 9h, na Semas Bosque - Travessa Lomas Valentinas, nº 2100, bairro do Marco, em Belém. Para participar é necessário apenas fazer a inscrição gratuita no local.

Entre os assuntos que serão abordados durante o evento está a Lei nº 10.750, de 31 de outubro de 2024, que institui o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), substituindo o decreto estadual nº 941, de 3 de agosto de 2020, que criou o Plano. A revisão pública aprimorou os componentes transversais do plano, como Força Estadual de Combate ao Desmatamento, o Programa Regulariza Pará, o Programa Territórios Sustentáveis, o Plano Estadual de Bioeconomia, o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e o Sistema Jurisdicional de REDD+, este último em desenvolvimento.

Outras temáticas que serão debatidas vão envolver as ações do programa Regulariza Pará, a política de Gerenciamento Costeiro, o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, Plano de Bioeconomia, o Monitoramento Hidrometeorológico, além da Política Estadual de Recursos Hídricos do Pará, apresentando os princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos de gestão dessas iniciativas.

"As mudanças climáticas dominam a agenda global, mobilizando os líderes mundiais. O Governo do Pará envolve na gestão climática diversos setores do Estado, da sociedade civil e da administração pública, como povos indígenas, comunidades quilombolas, extrativistas, produtores rurais, o setor privado como um todo, universidades e prefeituras. Como sede da COP 30, o Pará, nós, estamos sob os olhares do mundo ainda mais. Estamos a menos de um ano desse grande evento, logo, espaços como o do Fórum Paraense de Clima servem para que as nossas ações sejam bem executadas e para manter uma comunicação, sempre estando abertos para essa participação social", destaca o titular da Semas, Raul Protazio Romão.

Serviço - Fórum Estadual Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC), entre os dias 12 e 13 de dezembro (quinta-feira e sexta-feira), a partir de 09h, na Semas Bosque - Travessa Lomas Valentinas, nº 2100, bairro do Marco, em Belém.


Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!