O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Alenquer, no Baixo Amazonas, estima para o primeiro semestre de 2025 um montante de R$ 12 milhões de crédito rural que irão beneficiar os agricultores familiares do município.
Com liberação de recursos pelo Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB) e Banco do Estado do Pará (Banpará), os projetos elaborados pela equipe da Emater custeiam e fomentam as cadeias produtivas da bovinocultura de corte, fruticultura, mandiocultura e pesca artesanal no Baixo Amazonas.
"O objetivo panorâmico é produção de alimentos, desenvolvimento sustentável e bioeconomia. A agricultura familiar movimenta a sociedade de um município como o nosso", disse o chefe interino do escritório local da Emater em Alenquer, o técnico em agropecuária Edivaldo Vasconcelos.
Conquista
O primeiro contemplado deste ano foi o produtor Pedro Carvalho, de 54 anos, morador da comunidade Morada Nova, situada na vicinal Corrimão, na faixa do km 51 da rodovia PA-254.
Atendido desde 1998 pela Emater-PA, o produtor é considerado pelo órgão como modelo de tradição, aproveitamento tecnológico e uso sustentável de área.
Os 220 hectares da Fazenda Solo Sagrado diversificam-se entre 65 cabeças de gado nelore, 10 mil pés de limão e nove mil pés de laranja, entre outros plantios: abobrinha, banana, coco, melancia, pepino, tangerina.
"Aqui a gente brinca que o que a gente cria e planta dá pra gente comer, dá pra gente vender e ainda sobra pro ladrão", contou, rindo.
g1 Santarém e Região PA