Os casos de covid-19 fecharam o ano com alta de mais 250% em Belém, considerando o último trimestre de 2024. De outubro a dezembro, a capital paraense registrou um aumento de 256,25%, segundo dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A secretaria aponta, porém, que no comparativo com o último trimestre de 2023, houve redução de 26% nos casos.
Conforme nota da Sesma, no mês de outubro de 2024, Belém contabilizou 32 casos de covid-19. O número teve uma pequena queda em novembro, passando para 27 casos, mas tornou a subir, superando o triplo do número inicial, alcançando a marca de 114 casos em dezembro.
Só este ano, a cidade já registrou 20 pacientes diagnosticados com covid-19 - a contagem da secretaria vai do dia primeiro de janeiro até a última quarta-feira, 8.
Apesar do aumento marcando os últimos três meses do ano passado, a situação da doença da capital é considerada sob controle pelo secretário municipal de saúde, Rômulo Nina de Azevedo, que explica o cenário:
"[Esse aumento] é natural, no que tange ao período, pelo inverno amazônico, devido ao maior número de infecções virais - acontece todos os anos. Além disso, por mais que a gente tenha a expectativa de aumento de casos nesse período, quando fazemos a comparação dos números do último trimestre de 2024 com o último trimestre de 2023, a gente teve uma queda de 26%. A gente vem acompanhando, orientando, tomando as medidas que são conhecidas", diz o secretário.
Rômulo Azevedo informa, ainda, que, com relação aos óbitos, Belém registrou 57 mortes por covid-19 em 2023 e 55 em 2024 (considerando o ano todo). Além disso, ele enfatiza que a taxa de cobertura vacinal contra a doença, em Belém, encontra-se em 95%, reforçando que a vacinação é a principal medida de proteção.
A respeito da falta de imunizantes para alguns públicos na cidade, especialmente crianças, o secretário municipal de saúde explica que não há atraso:
Fonte: O Liberal