Teste
teste

Tabela SUS paulista: entenda como repasses do Governo de São Paulo reduziram filas na Saúde

Tabela SUS paulista: entenda como repasses do Governo de São Paulo reduziram filas na Saúde Para reduzir as filas na saúde e garantir melhor atendimento para a população, o Governo de São Paulo complementa o valor que os hospitais filantrópicos recebem do Ministério da Saúde pelos procedimentos.

Por Portal Destak em 02/04/2025 às 13:48:33

Tabela SUS paulista: entenda como repasses do Governo de São Paulo reduziram filas na Saúde

Para reduzir as filas na saúde e garantir melhor atendimento para a população, o Governo de São Paulo complementa o valor que os hospitais filantrópicos recebem do Ministério da Saúde pelos procedimentos. A iniciativa, chamada de Tabela SUS Paulista, completou um ano de pagamentos em fevereiro, remunerando até cinco vezes mais do que a tabela nacional do Sistema Único de Saúde e contribuindo diretamente para o aumento de exames e cirurgias aos moradores do estado. Atualmente, 786 instituições são beneficiadas pelo programa pioneiro da Secretaria de Estado da Saúde. 

Os recursos são 100% do Tesouro Estadual e corrigem uma defasagem histórica provocada pela ausência de reajuste da tabela nacional do SUS. Há cerca de 20 anos, esses valores não são alterados pelo governo federal, impactando diretamente na saúde financeira dessas unidades. O investimento anual adicional do Governo de São Paulo no primeiro ano do programa foi de R$ 4,3 bilhões.

A remuneração é realizada, por exemplo, quando um morador de São Paulo faz uma cirurgia ou algum outro procedimento em uma instituição filantrópica conveniada ao SUS. O governo federal repassa valores previstos em tabela para a instituição e o Governo de São Paulo complementa o valor.

“As instituições filantrópicas desempenham um importante papel na assistência hospitalar, são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares no Brasil. No entanto, nas últimas décadas, as Santas Casas têm vivido uma crise crônica, resultado do subfinanciamento da Saúde e a manifestação deste problema é a não atualização da Tabela SUS há tanto tempo”, explica o secretário da Saúde do estado de São Paulo, Eleuses Paiva.

Este modelo inovador de remuneração beneficia Santas Casas, entidades filantrópicas e autárquicas, em todas as regiões do estado. Estes equipamentos representam 50% do atendimento hospitalar no sistema único de saúde paulista.

jpeg' alt='Media Content' />

Fonte: AgĂȘncia SP

Comunicar erro

ComentĂĄrios