Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Trafico Internacional

FAB intercepta avião com droga vindo do Peru e prende dois bolivianos em aldeia no sudoeste do Pará

Aeronave entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro caiu, após desobedecer ordens da FAB; ação faz parte da Operação Ostium.


A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, em parceria com a Polícia Federal e apoio do Grupo Especial de Fronteira, ligado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso

Uma aeronave bimotor oriunda do Peru foi interceptada neste domingo 13 de abril de 2025, por caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, após ingressar de forma não autorizada no espaço aéreo nacional. A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, em parceria com a Polícia Federal e apoio do Grupo Especial de Fronteira, ligado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

O avião, modelo Seneca e prefixo PT-RBC, entrou no Brasil por volta das 9h da manhã e foi detectado pelos radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

Seguindo os protocolos de policiamento do espaço aéreo, os pilotos da FAB realizaram medidas coercitivas, como reconhecimento à distância, interrogação e ordens de mudança de rota. Diante da insistência no comportamento irregular, a aeronave acabou caindo na região da aldeia Ariramba, próxima ao rio Teles Pires, no município de Jacareacanga, sudoeste do Pará.

Um helicóptero H-60 Black Hawk, da FAB, foi mobilizado para levar agentes da Polícia Federal ao local. Durante as Medidas de Controle no Solo, dois cidadãos bolivianos foram presos, e pacotes com substância análoga à maconha foram apreendidos nas proximidades da aeronave.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!