As visitas tiveram como objetivo dialogar com representantes das associações e cooperativas sobre as ações do projeto, bem como esclarecimento de dúvidas.
Na manhã da última sexta-feira (23) a equipe esteve na sede da Associação de Produtores Rurais de Santarém (Aprusan), localizada no Mercadão 2000.
A Aprusan é uma das 20 organizações beneficiadas pelo programa, desenvolvido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Santarém, no oeste do Pará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
As visitas fazem parte da primeira etapa do projeto e visam nivelar informações com os representantes das entidades para, em seguida, construir um plano estratégico de ação.
De acordo com Wander Oliveira, consultor da Actus Consultoria e Projetos, este é um momento fundamental para alinhar expectativas e estruturar as próximas etapas.
"Estamos fazendo uma visita técnica nos empreendimentos para que possamos conversar com a diretoria e com os presidentes.
A partir daí, conseguimos tirar dúvidas, sensibilizar e nivelar o conhecimento sobre as ações do programa.
A segunda etapa será uma reunião com toda a diretoria e demais membros para iniciarmos o planejamento estratégico, coletando ideias e organizando um plano ação para os 12 meses do programa", explicou Wander.
O consultor da Actus destacou ainda a importância do diálogo com a presidência da Aprusan e os desafios que o projeto enfrentará para alcançar todos os associados da entidade.
"O diálogo com a Aprusan foi bastante interessante, pois é uma associação de grande porte.
Já visitamos outras instituições menores, e sabemos que o desafio de levar essa informação a toda a diretoria é grande.
Como a Aprusan abrange municípios como Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, precisamos alinhar bem essa parceria para garantir um planejamento eficiente e um desenvolvimento sem problemas."
José Sebastião, presidente da Aprusan, ressaltou que essa fase inicial foi essencial para esclarecer dúvidas sobre a execução do projeto e reforçar a importância da parceria para o fortalecimento dos trabalhos.
"Esse primeiro diálogo foi importante para entendermos melhor a execução do projeto.
Agora, vamos definir um cronograma de trabalho para garantir que a parceria traga bons resultados para a associação e para nossos mais de 1.000 associados nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos", afirmou José.
Além da Aprusan, foram visitadas: Associação de Moradores do Bairro Pérola do Maicá, a Associação Tapajós Orgânicos, a Associação das Cooperativas Agroextrativistas do Oeste do Pará (Acosper) e a Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós.
Para Manoel Edvaldo, presidente da Acosper, essa fase inicial permitiu que os técnicos conhecessem melhor as dificuldades da cooperativa, especialmente na gestão e no acesso a mercados.
"A reunião teve um caráter mais exploratório, pois foi um momento para os consultores conhecerem a cooperativa e sua estrutura.
Durante o processo de inscrição no programa, já apontamos algumas dificuldades na gestão e organização produtiva.
Agora, a equipe técnica fará uma análise dessas demandas e, posteriormente, agendará uma reunião oficial para apresentar as estratégias e encaminhamentos", reforçou.
Os demais empreendimentos selecionados serão visitados no decorrer do mês de março. Após essa etapa, o projeto entra na fase de planejamento estratégico, com a elaboração de planos de ação específicos para cada organização.
O Projeto Forte Mais Gestão tem como objetivo fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar por meio da capacitação em gestão e do aprimoramento do acesso a mercados.
A iniciativa busca garantir a sustentabilidade econômica dessas organizações a longo prazo, contribuindo também para a segurança alimentar e nutricional da população.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém