Uma das principais praças esportivas continua impossibilitada de receber jogos, por conta de obras. O Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, passa por obras de reforma e ampliação.
Faltando pouco mais de um ano para o prazo divulgado para a conclusão das obras, o ge buscou um levantamento das atuais condições das obras, o andamento e em que "pé" estão os serviços por lá.
Ao ge, a Secretaria Estadual de Obras Públicas do Pará (Seop) informou que as obras seguem em andamento, dentro do prazo estipulado pelo contrato firmado com a empresa Arena Tapajós.
De acordo com a Seop, nessa etapa das obras estão sendo realizadas a recuperação e o reforço estrutural da praça esportiva.
Segundo a estimativa do Governo do Pará, a previsão é que o Estádio Colosso do Tapajós fique pronto em agosto de 2026. A obra de ampliação e reforma da praça esportiva foi orçada em mais de R$ 198 milhões.
As obras no Colosso do Tapajós iniciaram em 2013, mas não foram concluídas. Com limitações, o espaço recebia jogos e eventos.
Segundo levantamento do comentarista esportivo Paulo Tihamer, a última partida realizada no Estádio Colosso do Tapajós foi o clássico Rai-Fran, válido pela Segunda Divisão do Campeonato Paraense. Naquela ocasião, no dia 3 de novembro de 2021, o Pantera venceu o Leão por 4 a 0.
Depois disso, o espaço foi fechado para programações esportivas e eventos como o Cristoval, Congresso da Paz, Festival de Bandas e Fanfarras, entre outros. O espaço segue fechado e passa por obras.
Inaugurado em 1987, o Estádio Colosso do Tapajós já sediou eventos que marcaram a história de Santarém. O espaço já recebeu eventos como festivais, congressos e shows, incluindo as programações natalinas, com direito a chegada do Papai Noel de helicóptero.
No esporte, a principal praça do oeste do Pará já recebeu jogos importantes como duelos válidos pelo Paraense, Copa do Brasil e Brasileirão, incluindo a grande final da primeira edição da Série D entre São Raimundo e Macaé.
O maior público que o Estádio Colosso do Tapajós recebeu foi no duelo entre São Raimundo e São Francisco – o clássico Rai-Fran – de 1987. Na ocasião o espaço recebeu aproximadamente 20 mil pessoas.