Pré-matrículas para Unidades e Centros de Educação Infantil de Santarém encerram em 31 de dezembro de 2024 Foto: Agência Santarém / Divulgação
Conforme a Portaria nº 0394/2024, que regula os procedimentos e prazos para matrícula na rede pública municipal de ensino, o prazo para pré-matrícula de alunos novos de Centros e Unidades de Educação Infantil e também para o 1º ano do Ensino Fundamental encerra nesta terça-feira (31). Pais e responsáveis têm até às 23h59 para realizar o procedimento diretamente no Serviço Online de Pré-Matrícula disponível aqui.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para 2025 o município está ofertando 3.850 vagas para as unidades de educação infantil, que atendem crianças a partir de 01 ano e 2 meses até 5 anos, em turmas que vão do berçário ao pré-escolar II.
De acordo com a técnica pedagógica da Semed, Rosana Fernandes, o acesso ao sistema integrado de matrículas foi simplificado para facilitar a vida dos pais e responsáveis. "O processo é simples, rápido e pode ser realizado por celular, notebook ou computador. Basta ter o CPF da criança, que é obrigatório".
A Semed alerta pais e responsáveis também para o período de confirmação das matrículas que inicia na quinta-feira (2) e se estende até o dia 7 de janeiro de 2025, mediante a entrega de documentos nas unidades escolhidas. Os documentos passarão por análise das equipes técnicas de cada unidade escolar.
Os responsáveis devem apresentar os seguintes documentos no ato da confirmação da matrícula nas unidades de Educação Infantil (CEMEI"s e UMEI"s):
A rede municipal prioriza:
Além disso, o ingresso na Educação Infantil segue critérios de idade mínima, sendo obrigatória a idade completa até 31 de março de 2025.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI"s), crianças de 1 a 3 anos terão prioridade para o regime integral, enquanto as de 4 e 5 anos terão aulas em período parcial.
Segundo a Semed, alunos com necessidades educacionais especiais terão suporte pedagógico, como Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno.
Fonte: g1 Santarém e Região PA