fontePelo excesso de exportações devido ao custo da moeda americana, alguns produtos tendem a ficar mais caros, como é o caso da carne (Igor Mota / O Liberal)
A valorização da moeda americana frente ao real pode impactar diretamente a vida do paraense, que pode enfrentar, no próximo mês, altos custos com a carne, os eletrônicos, combustíveis e fretes, o que também pode gerar gastos adicionais com a alimentação, por exemplo. Em meio ao pacote fiscal do governo federal e a reforma tributária, o dólar opera em alta no Brasil e alcançou R$ 6,19 no início da tarde desta quarta-feira (18).
Economista, Valfredo de Farias explica que o impacto pode ser grave, já que muitos produtos consumidos no país vêm de fora, e é justamente a importação que fica mais cara quando o dólar sofre elevações de preço. Como boa parte do combustível que circula no Brasil é importado e, portanto, cotado em dólar, é possível que também haja uma alta nesse sentido.
"O produto chega mais caro porque é cotado em dólar, então aumentam os custos de produção das empresas e o valor dos produtos importados para o varejo. Consequentemente, isso é repassado para o consumidor final, que, provavelmente, daqui a um mês ou dois meses, vai sentir isso no dia a dia", adianta.
Fonte: O Liberal