Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura

Museu da Inclusão de SP recebe exposição tátil com peças de arte sacra

Museu da Inclusão de SP recebe exposição tátil com peças de arte sacra A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inaugurou na última segunda-feira (7) a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, no Museu da Inclusão, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.


Museu da Inclusão de SP recebe exposição tátil com peças de arte sacra

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inaugurou na última segunda-feira (7) a exposição "Arte Sacra para Ver e Sentir", no Museu da Inclusão, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A mostra fica no espaço até 25 de abril e propõe aos visitantes uma experiência sensorial única.

"Essas peças são um novo significado para a arte, as pessoas com deficiência visual podem conhecer a arte, tateando, de forma que todos terão acesso a essa arte maravilhosa que faz parte da cultura brasileira", diz o secretário da SEDPcD, Marcos da Costa.

Exposição "Arte Sacra para Ver e Sentir", no Museu da Inclusão. Foto: Governo de SP

"Que essa exposição seja só mais um passo para que a gente possa transformar a cultura do São Paulo em uma cultura para todos, pessoas com e sem deficiência", destacou o secretário.

A diretora do MAS/SP, Tatiana Ricci, também destaca a ação como uma oportunidade de levar arte para mais pessoas. "Para nós é uma honra estar no Museu da Inclusão com essa exposição, principalmente por conta da acessibilidade", destacou.

A iniciativa busca ampliar a acessibilidade no ambiente cultural e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, aproximando-as do universo artístico. São 18 réplicas exatas de obras de artistas como Aleijadinho, desenvolvidas em impressão 3D e pintadas à mão.

A exposição fica em cartaz até o dia 25 de abril e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Museu da Inclusão, localizado no prédio da SEDPcD, dentro do complexo do Memorial da América Latina.

Sobre o Museu da Inclusão

O Museu da Inclusão trata da narrativa da luta da pessoa com deficiência, retratando a busca incessante pela inclusão e pela independência desse público. Além da exposição, o espaço promove estudos, debates, simpósios, seminários, cursos, rodas de conversa e palestras. Aberto à visitação, o Museu da Inclusão também oferece visitas guiadas para grupos sob consulta ao canal de ouvidoria da SEDPcD. O espaço é acessível, projetado com corredores largos e pisos podotáteis para facilitar a locomoção de pessoas em cadeira de rodas ou deficiência visual.

Sobre o Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra está localizado no Complexo Religioso e Cultural do Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, que inclui o convento das Monjas Concepcionistas Franciscanas da Ordem da Imaculada Conceição, a Capela de São Frei Galvão (antiga Igreja de Nossa Senhora da Luz) e o Túmulo e Memorial de Frei Galvão. Seu acervo reúne aproximadamente 15 mil peças, abrangendo objetos sacros e religiosos de diversas tipologias, estilos e materiais, datados do século XVI até os dias atuais. Além de obras nacionais, o museu também preserva exemplares de outros países, oferecendo um panorama abrangente da arte sacra ao longo dos séculos.

Serviço

Exposição "Arte Sacra para Ver e Sentir"
Local: Museu da Inclusão
Visitação gratuita: até 25 de abril, de segunda a sexta, das 10h às 17h
Endereço: Av. Mário de Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo – SP (dentro do complexo do Memorial da América Latina, ao lado da estação Barra Funda)

jpeg' alt='Media Content' />

Agência SP

Cultura

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!