A paralisação segue até segunda (14). De acordo com o Departamento de Arbitragem da Liga Esportiva de Santarém, em 2025 já foram registrados 6 casos de agressões contra árbitros.
Após diversos casos de agressões físicas contra árbitros, o Departamento de Arbitragem da Liga Esportiva de Santarém (LES) decidiu paralisar as atividades por 7 dias como forma de protesto quanto aos desrespeitos sofridos nos jogos de futebol da cidade.
A paralisação iniciou na segunda (7) e segue até a próxima segunda (14).
Segundo o árbitro Geovan Parintins, após os 7 dias de paralisação a comissão fará uma avaliação do impacto provocado pela paralisação.
De acordo com Geovan Parintins o objetivo é que haja uma padronização regulamentada de punição em caso de agressões contra os árbitros nas competições realizadas em Santarém.
- É uma forma de protestar e apoiar nossos colegas árbitros.
Os coordenadores estão fechados conosco para não aceitar esses jogadores.
O assunto é sério, está em pauta e está sendo discutido – contou Geovan.
Ainda segundo Geovan Parintins, a discussão ganhou força e recebeu apoio de coordenadores tanto de Santarém quanto de Mojuí, Belterra e Monte Alegre.
Os árbitros discutem a regulamentação de punições envolvendo casos de: Assédio Moral; Bullyng; Racismo; Tentativa de Agressão; Agressão Física (lesão corporal leve, média e alta).
De acordo com o Departamento de Arbitragem da Liga Esportiva de Santarém, somente em 2025 já foram registrados 6 casos de agressão à árbitros em Santarém.